Sobre

Rede Alagadiço

Agora somos a Rede Alagadiço: Uma Plataforma Artística Cearense que produz conteúdo, mas para além disso constrói relações e estabelece teias entre artistas independentes, em especial no nosso Estado.

Surgimos em 13 de março de 2021, um mês no qual o Ceará começa a ser banhado por chuvas, que contribuíram para que nosso imaginário sociocultural adotasse a ideia de inverno. É nesse cenário – muito mais cultural, do que propriamente geográfico – que lançamos nosso projeto coletivo, ao qual demos o nome de Alagadiço Literário.

Nesse sentido, tínhamos como objetivo principal, publicar textos de autoras e autores cearenses, sejam eles fossem conhecidos ou não. A intenção era incentivar a produção literária das mais variadas pessoas, dando-lhes oportunidade de serem lidas, pois sabemos que infelizmente, a literatura que é consumida no nosso país está centrada majoritariamente no eixo sul-sudeste, quando não, no eixo Europa-EUA. E em contrapartida, tem surgido inúmeros projetos nordestinos, como revistas, blogs, podcasts, entre outras coisas. Portanto, seguindo o mesmo objetivo, mas refinando-o, a nossa plataforma é feita exclusivamente por cearenses, do qual o resultado desse enlinhado de gente está ao alcance de todas e todos, aqui na redealagadico.com.br

Enfim, o projeto nasceu, e nos dois primeiros meses, ele cresceu e tomou proporções bastante positivas. Podemos dizer que demarcamos território e estamos conseguindo conquistar nosso espaço a cada dia; e em parceria com muitas pessoas e projetos, do Nordeste e do Brasil inteiro. Estas integrações são muito importantes, e nosso objetivo enquanto plataforma não vai de jeito nenhum contra elas.

Neste meio tempo, lançamos o Espaço Amostrado – ou só Amostrado, para os íntimos –, nosso ambiente onde fazemos a exposição de artes visuais produzidas por artistas cearenses. Nesse espaço, a Rede Alagadiço dá a oportunidade de que o público da plataforma conheça e aprecie fotografias, ilustrações, desenhos digitalizados, colagens, entre outras coisas, produzidas por artistas cearenses, possibilitando a conexão de ambos. Mas ainda tem mais: Na primeira semana literária que realizamos, lançamos o Alagadiço Podcast, o nosso ambiente de contação de histórias em áudio. Nela liberamos audiocontos e audiocrônicas inéditas para a plataforma, e outros reproduzidos de acordo com os textos já publicados aqui ou em outros meios.

De cara nova, pretendemos continuar fazendo esse trabalho, pois acreditamos no potencial que o mesmo tem. Sempre procurando estabelecer pontes e se reinventar dentro das nossas limitações, para que seja possível a água escorrer por baixo dela e levar à muitas outras pessoas nossas várias facetas. Sendo assim, somos uma plataforma tecida por muitas mãos, de vários rostos, vários jeitos, e ao mesmo tempo únicos. Somos da Terra do Sol que Ilumina o Mundo!


Rede Alagadiço