15 SEGUNDOS

– Não importa o conteúdo, o que importa é a hashtag, a trilha de fundo…

– Mas então, o que importa mesmo?

– Se você for pensar só no conteúdo, você não irá bombar nunca. Tem que seguir uma receita de bolo, uma fórmula. Colocar uma trilha de fundo chamativa, de preferência as que estão em alta nas tendências, as trends; tem que colocar hashtags chamativas, referentes ao dia, e de coisas que não necessariamente fazem referência ao seu vídeo, mas que sejam relacionados aos assuntos do dia, tipo: #quarta #futebol #ceara #fortaleza #vacina #alegre. Não importa o que você esteja fazendo no vídeo, cozinhando ou andando de bike no parque, isso parecerá bem mais interessante do que o normal. Ah, e os vídeos têm que ter luz, de uma fonte natural ou artificial, mas que seja chamativa; e o seu material tem que captar isso. Ah, já ia me esquecendo, o vídeo não deve ser longo jamais, seja direto, um único assunto, não ultrapasse dos 15 segundos. As chances das pessoas verem mais que isso são pífias e se as pessoas não verem tudo, não contará como visualização.

– Então, só merecemos 15 segundos da vida das pessoas?

– Às vezes nem isso, se nos primeiros 3 segundos seu vídeo não for interessante o suficiente, a gente já rola para o próximo vídeo e é isso, vida que segue. Não é nem questão de merecimento, as pessoas não têm muito tempo. Todo mundo tem que ser rápido, ser direto, ser dinâmico. Tempo é muito valioso hoje em dia, tempo é dinheiro.

– Então você ganha dinheiro com isso?

– Claro, as empresas procuram influencers para colocar seus produtos nas tendências.

– Quanto você ganha então?

– Bem, eu não posso revelar… na verdade, depende das parcerias feitas; não existe contrato. Tudo depende do seu alcance, da sua influência. Por isso eu me dedico cada vez mais a isso. Tem que ser criativo.

– Criativo? Criativo mas seguindo padrões bem definidos não é mesmo?

– Mas é isso, tudo que você for fazer existem padrões a serem seguidos, fórmulas. É assim até na literatura, existem métricas.

– Bem, parece que temos aqui uma conexão entre O QUINZE de Rachel de Queiroz e os 15 segundos do Instagram! kkkkkkk – Riu o apresentador do programa de entrevistas, antes de chamar o próximo bloco e continuar a matéria sobre os influencers. A propósito, a audiência estava lá embaixo. Não se assiste mais TV como antigamente e programas de entrevista não são mais tão interessantes. Na verdade, pra mim nunca foram interessantes.

Parece que estamos em uma espécie de The Voice, antes das batalhas, temos alguns segundos para mostrar o nosso melhor, ou pelo menos o que é interessante para as pessoas, enquanto elas decidem se viram ou não a cadeira para você. Se seu vídeo de 15 segundos for chamativo o suficiente, pode ser que algumas cadeiras se virem para e essas pessoas romperão essa primeira barreira e adentrarão no seu perfil pessoal.

Poderão então conhecer mais de quem você realmente é. Verão as fotos dos seus cachorros, suas viagens, seus amigos, seu trabalho e verão também as suas tentativas anteriores – frustradas – de hitar.

Mas uma coisa que me deixa mais tranquilo é saber que assim como o mundo real, o mundo virtual também ainda é refém da aleatoriedade. Há muitas coisas que passam despercebidas pelos filtros dos algoritmos, e dependem unicamente do seu filtro humano. Um vídeo despretensioso, com poucas curtidas, poucas visualizações, sem legenda, sem hashtags; mas que sempre pode chamar a atenção, por ter uma conexão que jamais seria captada pelos filtros e algoritmos ou porque você aleatoriamente resolveu assistir ou dá uma chance de ver.

~

– Nossa, o cachorro que aparece no quadro da parede da sua sala é idêntico ao meu cachorro de estimação que eu tinha quando criança.


[Mensagem visualizada]
[Mensagem curtida]
[Digitando…]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s